Sistema de ensino

      

  • Professores

 

     Ter um sistema de ensino fornece ao professor um planejamento

detalhado das aulas e conteúdo estruturado para cada série; os pais passam a

participar e interagir mais com os professores e com a escola e conseguem

perceber o desenvolvimento da aprendizagem do filho.

 

      O Colégio Excelência adota o sistema apostilado do COC, que além

de fornecer o material didático, oferece à escola um conjunto de soluções

educacionais. Há mais de 50 anos, o COC acredita que aprender é muito mais

que decorar fórmulas e datas. É dispor dos recursos mais modernos para que

as escolas estejam a par da melhor qualidade educativa.

 

     O modelo de ensino do Sistema COC faz parte de um dos maiores

grupos educacionais do mundo, a Pearson, presente em mais de 70 países.

Com isso, cada escola COC possui um amplo conjunto de recursos com

assessoria pedagógica permanente, em um sistema que integra tecnologia de

ponta a uma proposta educativa de excelência.

 

     São produtos, serviços e soluções que potencializam a educação

para estudantes, tutores e escolas, colocando-os cada vez mais perto de um

mundo novo e diferente, até que cada um dê conta de que o conhecimento já

faz parte da nossa vida. É importante para estabelecer uma diretriz pedagógica

para o ensino; para se ter organização sequencial de conteúdos para cada

série; para atender a demanda destas novas gerações e melhorar a qualidade

de ensino.

 

ASPECTOS METODOLÓGICOS DO SISTEMA

 

     A metodologia do sistema é uma abordagem multimetodológica,

presente nas Soluções Educacionais, que permite uma adaptação flexível ao

Projeto Pedagógico da escola, de forma integrada.

 

     Em se tratando da Educação Infantil, é do nascimento aos

seis anos de idade que ocorre grande parte do desenvolvimento da criança e

de sua inteligência, nos níveis racional e emocional, o que determina sua

capacidade de aprender. Por isso, o Sistema COC de Ensino parte de

propostas multimetodológicas e lúdicas para estimular a criança de forma

adequada, integrando aspectos cognitivos e sociais e orientando-a nessa fase

decisiva para que trabalhe com todas as áreas do conhecimento de forma

integrada.

 

     A partir do 1º ano do Ensino Fundamental até o 5º ano, é

preciso preparar os alunos para as constantes mudanças da realidade. A

formação escolar deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo

de pesquisar e buscar o que é inédito. Neste novo contexto, as crianças são

conectadas à realidade, estimuladas a desenvolver habilidades e

competências, compartilhar e trocar ideias com outros alunos e nunca deixar

de aprender.

 

     Quando se inicia o Ensino Fundamental II, a partir do 6º

ano, inicia-se também um período de aprendizado que favorece a utilização

dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado

interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A

partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela,

intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver

valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio

ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo

atual.

 

LIVROS DIDÁTICOS

 

      A coleção infantil do Sistema COC de Ensino traz uma proposta

inovadora, com a estética atual das ilustrações e o embasamento nos

principais autores e nas mais sofisticadas e comprovadas teorias de Educação

Infantil. Dessa maneira, a Coleção Explorar estabelece pontes entre aquilo que

a criança já conhece e as experiências vividas na escola, e promove

aprendizagens dinâmicas que contribuirão de forma única para a construção de

conhecimentos verdadeiramente significativos.

 

     O material didático do COC para o Ensino Fundamental I é baseado

em princípios como interdisciplinaridade e contextualização e está voltado para

o letramento e a alfabetização. Neste estágio, os alunos tem acesso ao Portal

COC Educação em que apresenta conteúdo amplo e diversificado que

privilegia o ensino com interatividade, flexibilizando as possibilidades de

aprendizagem e atendimento às necessidades dos alunos. A partir do 4º ano

do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os alunos fazem avaliações

nacionais e simulados preparatórios.

 

     Para o Ensino Fundamental II, o material didático do COC é

baseado em princípios como interdisciplinaridade e contextualização e ajuda a

preparar o jovem para as próximas etapas da escola e da vida. Neste estágio,

o estudante tem acesso ao Plantão Online que pode tirar suas dúvidas e

aprofundar seus conhecimentos a partir dos exercícios do material didático.

Tudo isso com professores on-line, conversando por meio de chat.

 

     O material é anual, dividido em quatro remessas, com a

programação distribuída ao longo de 30 semanas, conforme calendário

pedagógico. Garante aos educadores “folgas de programação” para o

desenvolvimento tranquilo e adequado dos conteúdos e, ainda, possibilita

ações personalizadas de acordo com a proposta pedagógica de cada escola

parceira. Os livros (espiralados) contêm a teoria em capítulos e as atividades

sequencialmente numeradas no mesmo volume. As atividades são

apresentadas após cada capítulo de teoria.

 

 

SFbBox by enter-logic-seo.gr